Volte sempre! Be my guest!

Friday, October 2, 2009

CULTURA E TERMOS POPULARES [5]

DAR COM OS BURROS N'ÁGUA 
Ao se defrontar com a má sorte, o inesperado, uma situação de insucesso, como: perder um negócio, o autodomínio, fazer tolice, asneira, usamos palavras e expressões que demonstram o nosso desânimo que aparecem sem maiores dificuldades. Porém, por que alguns desafortunados costumam dizer que “deram com os burros n’água”? 

Vamos investigar o tempo em que as mulas e burros se transformaram no principal meio de transporte do Brasil. A expressão surgiu no período do Brasil colonial, quando tropeiros que escoavam a produção de ouro, cacau e café precisavam ir da região Sul à Sudeste sobre burros e mulas. O fato era que, muitas vezes, esses burros, devido à falta de estradas adequadas, passavam por caminhos muito difíceis e regiões alagadas, onde os burros morriam afogados. Daí em diante, o termo passou a ser usado para referir-se a alguém que faz um grande esforço para conseguir algum feito e não consegue ter sucesso. 

Em Portugal também, usam a mesma expressão com uma ligeira variante: 'dar com os burrinhos na água'. É possível que a tenham 'importado' do Brasil, mas quem sabe? Até a próxima!

No comments:

Post a Comment

Seu comentário é muito bem-vindo./You are welcome to leave your comment.